Google
 

Algumas formas de controle de pragas em orquideas:

Calda Bordalesa

A calda bordalesa é um tradicional fungicida agrícola, resultado da mistura simples de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água.

      Tem eficiência comprovada sobre numerosas doenças fúngicas da videira, caquizeiro, citros e de outros cultivos. Possui também ação contra bactérias e determinadas pragas.

      A aplicação deve ser feita preventivamente, com alta pressão, formando uma finíssima camada, que recobre os ó rgãos vegetais dando boa aderência nas chuvas e proteção - contra a instalação de doenças.

     Muitas são as vantagens do emprego da calda bordalesa. Tem baixo custo, muito menor que os demais defensivos, por ser produzida na propriedade. Não deixa resíduos tóxicos, com reduzido efeito sobre o homem e a natureza.

     Nas plantas, além da ação fungicida, fortalece as folhagens, fornece nutrientes importantes, como cálcio, cobre e enxofre, e pode ser acrescida de micronutrientes na forma de sulfatos, com vantagens.

     É uma excelente opção ao agricultor pela redução dos custos e para atender à crescente exigência de produtos mais naturais.

O preparo da calda bordalesa

1 - Dissolver o sulfato de cobre num balde plástico ou em outro recipiente que não seja metal em 10 ou mais litros de água.
Diluir essa solução concentrada numa caixa de cimento ou amianto com o volume necessário de água para a aplicação, mexendo bem.

2 - Em outro recipiente, em 10 ou mais litros de água, dissolver a cal hidratada, formando um leite de cal. No caso de utilizar cal virgem é necessário hidratá-la, antes do preparo, com muito cuidado, pois trata-se de um processo exotérmico, ou seja, com desprendimento de calor e gases. O processo mais rápidoé misturá-Ia, em um balde de lata, com pouca água, formando uma pasta mole até sua efervescência e resfriamento. Outro processo de hidratação, mais lento e menos efervescente, consiste em colocar quatro partes de água no tambor de metal ou caixa de amianto ou cimento e, a seguir, uma parte de cal, deixando em repouso por 24 horas. Exemplo: para 120 litros de água, colocar 30 quilos de cal.

3 - Adicionar lentamente o leite de cal na solução cúprica,
mexendo para misturar bem. Verificar o pH da calda. Caso
esteja ácida (pH menor que 7), adicionar mais leite de cal até a
sua neutralização (pH igualou superior a 7).

Fumo de Corda

Contra o tripes e pulgões:

Ferva 15 cm de fumo de corda em 500 ml de água, depois deixe de molho por 24 horas. Utilize 5 colheres de sopa para 1 litro de água, pulverizando sobre a planta.

Pimenta do reino

Repele pulgões, ácaros e cochonilhas.
100 g de pimenta-do-reino em 1 litro de álcool, deixado descansar por 7 dias, misturado com uma solução de 60g de sabão de coco fervido em 1 litro de água.

Essa solução deve ser dissolvida na proporção de 1 litro para cada 15 litros de água, aplicando-se sobre as plantas 1 vez por semana.

Se você tiver outras dicas de defensivos naturais, utilize o campo abaixo!


Comentários dos visitantes:

ivomar pinto de oliveira - 30/4/2006 22:32:22
acho fantástico esse tipo de trabalho,com informacoes desta natureza que tendem a enriquecer os nossos conhecimentos.parabens.

Erhard Cholewa - 8/6/2006 23:00:18
Orquideas são uma paixão antiga. No seu cultivo tinha muitas dúvidas e cometia erros. Parabens pelo despreendimento em repassar informações úteis. Valeu!

Gabriel Bergamo - 11/6/2006 18:32:13
As orquideas são uma paixão nova, 6 meses de amores, sem experiencia nenhuma as informações recolidas aqui são como uma cartilha para mim.

Neusa Furlan - 20/9/2006 01:15:46
o QUE POSSO UTILIZAR PARA ELIMIAR LESMAS EM ORQUIDÁRIO?
nrfurlan@terra.com.br

marcel souza araujo - 6/10/2006 23:50:49
EU ESTOU COMEÇANDO A MEXER COM ORQUIDEAS E NAO TENHO MUITO CONHECIMENTO, E ENTREI NESSE SITE E ACHEI MUITO INTERESSANTE. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA COMBATER UM TIPO DE PRAGA QUE ESTA ACABANDO COM AS MINHAS ORQUIDEAS, A FOLHA ESTA FICANDO TODA QUEMADA, TODA PRETA E ISSO SO VAI ALASTRANDO PARA AS OUTRAS FOLHAS. NÃO É ACIDENCIA DE SOL POIS O LUGAR É APROPRIADO. CONTO COM SUAS AJUDASSS ATENCIOSAMENTE GRATO
MEU IMAIL É CEU462HOTMAIL.COM

Cristiane Rodrigues Palomé - 13/10/2006 15:22:21
estou com alguns brotos de orquideas que a principio não demonstram nada e depois ficam com as pontas pretas,até que o broto inteiro seque.O que pode está acontecendo

Marcos Fecchio - 14/10/2006 00:19:50
Para pessoas que cultivam orquídeas em casa ou aártamento, há receitas ou marcas recomendadas? Nem sempre as fórmulas indicadas neste site são práticas para apreciadores.

luiz Eduardo Bernardes - 23/10/2006 21:15:26
Quais os reais benefícios da calda sulfocálcica para as orquídeas e, se houver, com que frequencia deve ser usada?

celson von muhlen - 6/12/2006 19:11:44
como acabar com as lesmas q comem os brotos das orquideas

cleyton - 2/1/2007 19:02:35
pincelei sabão em forma de pasta no tronco das duas videiras do meu quintal e poucos dias apos a aplicação as cochonilhas começaras a secar e cair.

Mercia - 23/1/2007 00:42:39
Gostaria de saber se há algum fertilizante para o desenvolvimento das orquídeas e também para floração que funcione bem mas que não contenha torta de mamona e nem farinha de osso. Minhas plantas sempre sofrem com a falta de adubação, mas não quero utilizar esses produtos.

nazeade cardoso - 11/2/2007 17:12:06
adorei este site, pois sou uma apreciadora de orquideas que começou a cultivar, mas nao sei nada, e minhas orquideas estao sofrendo com pulgoes e cochinilas, que fazer? ah tem uma nova praga que e aquela que seca as folhas como se tivessem ficado no sol.

marilynlyra@superig.com.br - 15/2/2007 14:18:08
Apareceu uma planta cuja folha ficou preta e mole. Caiu como morta, iniciando de baixo para cima. O que faço?

eduardo - 15/2/2007 23:44:01
olá,
queria saber seu eu colocar uma semente de uma especie de orquidea em outra posso ter flores ibridas
se sim quanto tempo dura, se não como fazer uma orquidea hibrida?

julia - 21/2/2007 23:23:27
estou com alguns brotos de orquideas que a principio não demonstram nada e depois ficam com as pontas pretas,até que o broto inteiro seque.O que pode está acontecendo

Walter Burger Jr. - 22/2/2007 09:04:10
Posso usar formicida comun no combate da formiga nas orquideas, ou o que seria melhor

Sirlene Camargo - 22/2/2007 16:36:08
Meu orquidário é coberto com sombrite de 70%. Em épocas de muita chuva como agora, sempre tomo os devidos cuidados, e mesmo assim apareceu pintas pretas em minhas orquídeas. Tambm já perdi alguns dendrobiuns com a podridão. Estou apavorada, será q vou perder toda minha coleção?
Toda a semana estou passando a calda bordolesa + infelizmente ñ está dando resultado.
Vcs podem me dar alguma dica??
Por favor me ajudem.
Abraços.

Marli Garcia - 15/3/2007 23:40:32
Boa noite!
Por várias circustâncias na vida, as vezes nos deparamos com situações inesperadas, atualmente estamos em uma desta. Uma das grandes paixões de minha mãe era orquídeas, sempre falava tínhamos que apreender a cuidar, mas não "tinhamos tempo", hoje ela não está mais aqui para ensinar-nos. E ao começar a cuidar de suas orquideas me deparei com uma praga infernal, as lesmas e caramujos pequeninos o que faço para acabar com eles, desde já agradeço

Vanusa Rossi Richter - 21/3/2007 15:57:27
Tenho varias orquideas que ganhei de alguem que não podia mais cuida-las, mas não tenho nenhuma experiencia mas as amo e quero salva-las, elas estão com as folhas pretas como um ferrugem mas bem firmes não sei como diagnoscar a doença se é virus ou fungo se devo afasta-las das demais, por isso peço sua ajuda.

Fatima benette - 14/6/2007 20:12:22
amei as informaçoes....tenho meu orquidario a pouco tempo, ainda tenho que aprender muito sobre como cuidar delas.......beijos Fa


  Tem uma pergunta? Não encontrou o que procurava? Clique aqui para tê-la respondida!

Quer deixar sua opinião sobre o conteúdo desta página?
Utilize o formulário abaixo!

Seu Nome:
Comentário:
Digite a verificação:


 
|