Google
 

Cultivo em Apartamentos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cultivo de orquídeas não é exclusividade de quam têm grandes espaços, com jardins e orquidários espaçosos.

Orquídeas também podem ser cultivadas em recintos mais fechados, desde que se tomem alguns cuidados adicionais para que se possa simular o ambiente natural da planta.

Onde colocar

As plantas necessitam de iluminação adequada, então é conveniente colocá-las próximo a janelas ou em varandas.
Deve-se tomar o cuidado de respeitar o limite de 50% de iluminação, que pode ser obtido com cortinas que permitam esta quantidade de incidência solar.

Quando regar

Não há um calendário correto para se seguir aos regar as plantas.
O Correto é regar sempre que o substrato estiver seco.
Plantas em Xaxim em geral requerem regas semanais.
Orquídeas plantadas em troncos requerem regas diárias.

Como Regar

A melhor forma de regar é submergindo os vasos em água, e permitir que esta migre para dentro destes, evitando assim lavar os nutrientes do solo.

Acostume-se a verificar a quantidade de água nos vasos através do peso. Vasos secos costumam ficar bastante leves.

Lembre-se que ter uma planta é como ter um animal de estimação, que requer cuidados diários.
Se você abandonar sua orquídea é quase certeza que ela irá sofrer com a falta de cuidades e poderá morrer.

O cuidade com as orquídeas é uma atividade que não pode ser chamada de trabalho, mas sim um momento de relaxamento. Ao cuidar de suas orquídeas você estará cuidando de sua mente e de sua saúde.

** Bibliografia: Orquídeas: Manual de Cultivo - Denitiro Watanabe, São Paulo, AOSP - Associação Orquidófila de São Paulo, 2002


Comentários dos visitantes:

denise - 9/7/2006 21:53:30
minhas orquideas sao plantadas em vasos de barro tem algum poblema ?

tallesgarcia@hotmail.com - 11/9/2006 09:49:11
Caros,

Tenho orquideas Catlleya e outras na varanda de meu apartamento, contudo, acho que a iluminação está meio deficiente, pois na calçada a frente existe uma castanheira que tampa um bocado o sol da manhã. Estive reparando e sol só pega diretamente sobre minhas orquideas das 7:30 as 0900hrs e depois é só claridade se o tempo estiver aberto. Estou com vários brotos na Catlleya mais percebi que as folahas estão estreitas e com um verde escuro nas folhas antigas. Vcs acham que devo colocar uma luz artificial a noite e qual seria e quanto tempo acessa?

Patricia (patriciapais@bol.com.br) - 1/10/2006 12:37:21
Olá,

Moro em Osasco e as minhas orquideas preferidas são as Phalaenopsis. Ganha várias dos meus amigos e compro tambem. Mas moro em apartamento sempre as coloco perto das janelas, porem, de um tempo para cá, as folhas estão secando, murchando, perdendo o brilho. Gostaria de saber o que posso fazer para que elas voltem a ter a beleza de quando as ganhei.

Aguardo resposta,

Obrigada

Marta Paraná - 23/10/2006 11:50:31
Gostei do conteúdo da página, gostaria de saber se a cor de cada orquidea interfere no modo de cuidar ?
Ganhei uma branca e quero saber como devo cuidar corretamente par que ela dure muito, pois sou vidrada em orquideas.
Meu e-mail: martaparana@ig.com.br fico no aguardo.
Atenciosamente,

Marta Paraná

Douglas Brentz - 30/10/2006 18:43:27
Moro próximo ao mar e gostaria de saber se posso cultivar orquídea na varanda do meu apartamento. O sal e vento prejudicam a planta?

Obrigado,
Douglas

Lina - 11/11/2006 11:06:04
Comecei a cultivar orquídeas, mas me confesso uma principiante, mas tem sido uma boa terapia, a questão é que fico na dúvida sobre vaso de barro, cultivo com carvão, o momento certo do adubo.Quando compro elas chegam lindas, quando perdem as flores e quero cultivá-las sinto certa dificuldade

ana maria - 14/11/2006 12:43:38
Gostaria de saber como classificar uma orquidea. As folhas parece co de coqueiro. Tem brotado muitas folhas, mas gostaria de saber quanto tempo demora para sair a flor?

Obg, Ana

Aldelaine - 20/11/2006 14:34:30
Comprei uma orquidea há um mês, assim que chegou, florida, troquei-a do vaso para o xaxim, agora as flores começaram a murchar, uma a uma. Moro em um apartamento, e não sei se estão murchando pela falta de iluminação ou por tê-las tirado do vaso. O que faço para não murcharem todas as flores?

Amim Lascane - 24/11/2006 07:42:28
Eu tenho uma orquidia que está em um xaxim a mais ou menos 27 anos.
Já é a segunda vez que troco o xaxim, mas de uns 5 anos ela ñ tem dado mais flores.
Quero mudar para um vaso e gostaria de orientação.
Detalhe, só coloco agua.

IVANIA - 6/2/2007 09:43:27
Ganhei de presente de casamento um lindo vaso quadrado de vidro contendo a Orquídea Amarela, ela está plantada em um vaso de plástico e do lado de fora ( entre o vaso de plástico e o vidro) tem uns pedaços de casca de árvore, pelo menos foi o que entendi.
Devido morar em apartamento procurei suas orientações quanto local que a flor gosta, mas me preocupo se ela está plantada em correto por isso gostaria de saber se posso somente regá-la com água mineral e me atentando ao peso do vaso ou se devo desmontar esse cenário e replantá-la em xaxim...
Meu e-mail é aivania@superig.com.br

MUITO OBRIGADA

IVANIA

Regina Rodrigues da Silva - 18/2/2007 19:02:09
Gostaria de saber qual mistura é boa para usar e que vaso numa orquidea grande ganhei fiquei contente mas quero saber que mistura se é terra, ou o que se usa e que vaso ela fica melhor acomodada, aguardo resposta. Obrigada

MIRIAM GUIMARAES VIEIRA TEIXEIRA - 19/2/2007 04:53:15
eu preciso de uma ideia para criar uma especie de orquidario, se possivel de reciclados na varanda de meu apartamento. Já fiz algumas buscas e nao estou conseguindo. Este site é legal e quem sabe podem me ajudar?
Obrigada

MARCELA MONTICO - 23/4/2007 14:10:26
Gostaria de saber como fazer um orquidario em minha casa

grata, Marcela

Priscila Ribas da Silva - 24/4/2007 09:13:11
Olá tenho uma orquidea num vaso de plastico e ela esta cheia de flores de repente cairam as flores e ficaram só as folhas, devo deixa-las no mesmo vaso ? Pois me falaram que elas não são de vasos e sim teria que ter no meio desse vaso um pau de xaxin, e tenho uma outra muda de orquidea que ganhei , o que faço com ela tbm...?E as minhas orquidea ficam na minha garagem onde pega a luz solar , mas estão na sombra...me ajude a não perde-las...obrigada

Priscilla Terra - 14/5/2007 18:55:24
Gostaria de saber se as lampadas comuns frias são suficientes para melhorar a quantidade de luz no ambiente para as orquideas, ou se devo procurar algum tipo de lampada especial.

Aline cabral - 23/5/2007 21:59:36
Gostaria de saber como cultivar uma orquídia em apartamento. Não sei se a coloco com pouca ou muita luminosidade.
Outra dúvida que tenho é sobre a melhor forma de plantio, vaso, xaxim, em fim...
Aguardo resposta.
Aline Cabral

mariajosenogueira - 27/5/2007 17:55:33
fui presenteada no meu aniversario este ano com uma lionda orquidea, no tom de lilas e roxo, ela veio num vaso de pl,astico, mas eu naoi sei como cuidare, pergunto posso troicar de vaso de plastico, para um vaso bem maior como um de barro grande, pois ela esta cheia de raizes e foilhagens, e tb preciso saber se posso molhar quantas vezes:? ela veio com varias flores grandes, muito linda. aresponda-me,;. obrigada.


  Tem uma pergunta? Não encontrou o que procurava? Clique aqui para tê-la respondida!

Quer deixar sua opinião sobre o conteúdo desta página?
Utilize o formulário abaixo!

Seu Nome:
Comentário:
Digite a verificação:


 
|